O Erasmus na Irlanda

Irlanda

Antes de que eu deixasse a Italia para a Ilha Esmeralda, eu estava bem hesitante porque não tinha muita segurança sobre a utilidade deste tipo de experiência. Não acreditava possível para mim fazer uma pratica importante para a minha carreira de comunicador, blogueiro o de marketer digital nem em Dublin nem em Cork.  Mas ao final eu tem que admitir que não foi assim e que na verdade eu aprendei muitas coisas boas que tive a sorte de pôr na pratica neste blog mas também na gestão dos social media.

Os vantages de ir para Irlanda

 

A primeira razão que empurrou me a ir para Irlanda foi a possibilidade de melhorar o Inglês como todo o mundo faz, pra dizer a verdade. Claro, embora seria possível fazer o mesmo indo para o Reino Unido, eu digo que a Irlanda representa uma melhor opção graças ao feito que o custo da vida é muito mais baixo.

Si você quiser viver um tempo no estrangeiro, tem que considerar também o ambiente  em que vai viver tanto do ponto de vista climático que humano. Na Irlanda você pode dar-se conta que em geral o clima não é muito frio e que as temperaturas permanecem bastante estável durante todo o ano. Esta condição deve-se sobre todo ao choque das correntes atlântica, geralmente bastante quentes, com aquelas da Europa continental que são mais frias. É esta a razão principal que faz que a Irlanda seja uma terra mais quente que a Escócia mesmo que se encontrem na mesma latitude.

Pelo que concerne as personalidades dos Irlandeses, eu lhe aconselharia um bom artigo publicado no sito web Guia Irlanda, onde se descreve os habitantes da ilha como

bem-humorados, adoram ironias, sarcasmos e brincadeiras quando se comunicam, mas talvez você tenha dificuldade de entender isso no começo.

Alem disso, os Irlandeses são muito acolhedores e gostam muito dos Italianos porque compartilham a habitude de ser irônicos, embora seja uma ironia diferente. Não se esquece que eles subiram muito a influência da cultura inglesa devido à colonização. Também os Irlandeses, especialmente, os jovens se inspiram muitos aos Americanos ainda ao final eles têm a sua peculiaridade e são assolutamente únicos.

Na minhas breves experiencias, eu posso confirmar que os Irlandeses são verdadeiramente simpáticos e amigáveis com os estrangeiros, embora pode acontecer de viver algumas situações nas quais eles podem resultar sérios e até frios.

Um outro vantagem que apoia a escolha de fazer um Erasmus neste pais é que aqui pode encontrar muitas oportunidades nos variados setores econômicos já que a economia da Ilha Esmeralda cresce a um ritmo de 5% por ano e hospeda muitas empresas multinacionais. Por isso, uma vez que um estudante está lá pode pensar em encontrar um trabalho para o seu futuro, ainda ele quera voltar ao seu país um dia. São muitos os jovens que decidem de passar um tempo da sua vida aí simplesmente para melhorar o Inglês e depois voltar no próprio pais.

 

Irish people in Cork

 

A dificuldade de comunicar em Inglês

 

Ainda que você conheça bem a gramatica deste idioma e pode entender todo o que os falantes nativos dizem, pode ser que no momento de conversar você está como bloqueado. As razões são muitas:

  • medo de cometer erros
  • você está obsessionado com a gramatica e quer domina-la
  • não conhece bem o assunto da conversa
  • medo de falar em pùblico

 

Simplesmente, você tem que armar-se de muita paciência e começar no somente a falar Inglês mesmo que você comete erros, mas também pensar em Inglês. Por exemplo, quando você ficar sozinho na sua cozinha para preparar o jantar, não seria uma má idéia descrever mentalmente em Inglês o que você está fazendo.

Alem disso, os Irlandeses são tão compreensivos e gentis que não lhe fazem pesar o feito de não ser fluente no seu idioma. Eles entendem perfeitamente que você está lá para melhorar o Inglês e que está fazendo um grande esforço por isso. Também apreciam muito o feito de você escolher a Irlanda para a sua estancia já que esto significa que você gosta deste pais e do seu habitantes.

Outra sugestão é aquela de evitar situações nas quais você é forçado a falar o seu idioma nativo. Por exemplo, embora você tenha muitos amigos da sua nacionalidade na cidade Irlandesa na qual você está morando, teria que esforçar-se de frequentar pessoas de diferentes nacionalidades assim que possa praticar o Inglês. Obviamente a melhor opção seria aquela de passar muito tempo com os Irlandeses, mas isto também depende do tipo de estágio que você vai fazer pra lá e do tipo de empresa que lhe hospedará.

 

Blarney Castle

 

Contudo, a Irlanda, que é também chamada Ilha Esmeralda, é verdadeiramente um Éden e vale a pena visita-la por todos o seus paisagens maravilhosos e aldeias tipicas que farão da sua estancia em Irlanda um tempo inesquecível.

Prepare a mala! 😉

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s