Identidade da marca e o seu posicionamento

Si você está pensando em como é que o seus productos não são muitos vendidos, como é que aqueles do seu competidor vendem mais mesmo que não têm diferencia nenhuma com o seu e também o seu sito web e a sua pagina Facebook não goza de um bom fluxo de visitas, então pode ser que você não está trabalhando bem com a sua estrategia de Brand Management.

 

Identidade de marca

 

A primeira pergunta é esta: o que é a identidade de marca? Basicamente, a identidade da marca é nada mais que o seus valores fundamentais que formam uma especie de mensagem único que todos os produtos, serviços, ações e comunicação de uma empresa têm que enviar ao mercado. Se uma empresa não ter uma identidade de marca, os clientes não podem perceber que todas as diferentes manifestações da empresa convergem na mesma marca. Se assim for, o valor da marca seria praticamente nada.

Os meios através de quem a identidade de marca se manifesta são o logotipo, o nome, o tom, o tagline (slogan), o caráter tipográfico utilizado, a forma a cual pode atrair os usuários. Todos esses meios contribuem a fazer que as pessoas podem facilmente reconhecer a marca associando as características comuns que ligam todas as manifestações da marca. Si não houver coerência entre eles, de nenhuma forma poderíamos entender a cultura e a filosofia que jaz detrás de uma marca.

 

Os itens chaves para a identidade de marca

 

A coisa mais importante que merece a máxima atenção é a claridade do que se está oferecendo, seja um produto ou um serviço. Por isso o branding é o plano que descreve os resultados esperados desde um produto o serviços e a reputação deles é fundamental para obter êxito. Por sua vez, contudo, não há boa reputação si não pôr a máxima qualidade no que a marca está vendendo porque em caso contrario se estaria enganando os consumidores. Conseqüentemente, a imagem da marca seria percebida come falsa e assim a sua reputação.

A gestão da reputação da marca

 

Mesmo que todos os esforços são feito para oferecer qualidade e para emiti um imagem favorável da marca, algo pode acontecer, como por exemplo um defeito no produto, que vai quebrar a reputação da marca. Neste caso precisa-se de uma reconstrução e reparação do dano. Mas o que acontece é que alguma vez esta ação não é possível e por isso o que se precisa é de fazer um rebranding.

Na mesma medida que hoje em dia a imagem da marca e o branding são construído, por exemplo através videos breves no youtube, pode-se reparar a reputação da marca. Um novo video bem feito capaz de transmitir uma imagem consistente com os resultados esperados do produto o serviço pode se tornar num êxito na sua ação de reconstrução da reputação.

Estabelecer uma clara, limpa e nítida estrategia de branding que apresenta e projeita o mensagem desejado pela marca pode ser simple mas deve ser conciso e consistente.

Os erros no branding

 

 

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